ufJ. fachada

Senado aprova criação da Universidade Federal de Jataí

O projeto seguirá para sanção presidencial

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21/02/2018) a criação de duas universidades no estado de Goiás: a Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí. As instituições de ensino serão criadas a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG). Como não sofreram mudanças, os textos seguem para a sanção presidencial.

A criação das universidades havia sido aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (20), quando os projetos (PLC 5/2018 e PLC 7/2018) seguiram com urgência para a análise do Plenário.

Catalão

O PLC 5/2018 prevê que a Universidade Federal de Catalão (UfCat) terá sede e foro no município de mesmo nome. Cursos, alunos e cargos da Regional Catalão da UFG serão automaticamente transferidos para a UfCat, bem como o patrimônio, observadas as formalidades legais.

Além do aproveitamento da estrutura existente da UFG, para compor o quadro de pessoal da instituição desmembrada, o projeto prevê a criação de 81 cargos efetivos do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação (de nível médio e superior) e 40 cargos de direção. 

Jataí

O PLC 7/2018, por sua vez, cria a Universidade Federal de Jataí (UFJ), com sede e foro no município de mesmo nome. De acordo com o texto, a transferência de cursos, alunos e cargos será automática. O campus da UFJ será constituído das atuais unidades acadêmicas de Riachuelo e Jatobá (Cidade Universitária José Cruciano de Araújo).

Além do aproveitamento da estrutura existente da UFG, o texto prevê a criação de 67 cargos efetivos do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação e 40 cargos de direção.

Fonte: Agência Senado

Categorias: Notícias