Visita à Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD

Conhecendo o processo de desmembramento da UFGD da UFMS e sua constituição como IES autônoma e independente

Nos dias 30 e 31 de maio de 2016, uma Comissão da Regional Jataí/Universidade Federal de Goiás (UFG) composta por dez docentes e um técnico-administrativo realizou uma visita técnica a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com objetivo de conhecer o processo de criação da UFGD quando de seu desmembramento da sua IES Mãe Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Comissão foi recebida inicialmente na Reitoria da UFGD pelo Chefe de Gabinete, prof. Henrique Sartori, e, pela reitora da UFGD, professora Liane Maria Calarge.

As atividades do dia 30/05, segunda-feira, pela manhã, foram realizadas no Auditório da Unidade 1 da UFGD, com a participação das Equipes das Pró-reitorias da UFGD e Comissão da REJ/UFG. Após as boas vindas pela reitora e sua equipe, o professor Alessandro falou dos objetivos da visita, apresentou o vídeo institucional da Regional Jataí, apresentando em seguida, os membros da Comissão em visita.

Após as apresentações devidas, o Chefe de Gabinete, prof. Henrique Sartori, apresentou um histórico da UFGD, em números, mostrando dados do momento da criação da UFGD e do momento atual, além de alguns projetos e campanhas publicitárias em desenvolvimento. Em seguida, o reitor pró-tempore durante a criação da UFGD e ex-reitor, professor Damião Duque de Farias, falou sobre o processo de desmembramento da UFMS, destacando pontos importantes e relatando fatos, lutas políticas internas e externas, exemplificando, e, ao mesmo tempo, chamando a atenção da Comissão para as limitações, a necessidade de busca de parcerias, das negociações junto a IES Mãe e ao MEC e também os desafios do desmembramento.

Na parte da tarde, a Comissão foi recebida pela Prefeitura Universitária. O prefeito, professor Waltecir Cardoso Pereira, e equipe das Pró-Reitorias da Administração e Planejamento e Finanças abordaram o sistema de gestão conjunta destacando a importância do Planejamento Estratégico tendo em vista a missão e vocação da IES. A Comissão visitou vários setores e prédios da Unidade 2 da UFGD, tais como: a biblioteca, o Projeto de Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias, diversas faculdades, o Centro de Convivência e Restaurante Universitário e outras.

No dia 31/05, terça-feira, a Comissão se reuniu com as Pró-reitorias de Avaliação Institucional e Planejamento e Gestão de Pessoas, momento em que se discutiu a constituição e trabalhos realizados pela Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), estratégias para fixação de docentes e técnicos na IES e a importância da realização de um diagnóstico da IES para a elaboração de estudos e metas com indicadores de realização a curto, médio e longo prazo.

Em seguida, cada membro da comissão pode se reunir com as equipes das Pró-reitorias, de forma individualizada, com o objetivo de extrair mais informações de acordo com as suas respectivas atuações na Regional Jataí.

A visita finalizou, na parte tarde, no Hospital Universitário (HU) da UFGD, onde a Comissão foi recepcionada pelo Gerente Administrativo, Adm. Paulo Cesar Nunes da Silva e pela Diretora Clinica, professora e doutora Mariana Croda (Médica infectologista), que apresentaram a constituição do HU desde a sua constituição no município, a sua transferência para a UFGD e a incorporação pela EBSERH.

A Comissão considerou muito produtiva a visita, pois pode conhecer como se deu o processo de desmembramento da UFGD da UFMS, sua compreensão em torno dos “erros” e “acertos” respeitando seus atores e, ainda, como a UFGD foi se constituindo ao longo desses 10 anos.

Há que se ressaltar ainda o quanto a equipe da UFGD se preparou para receber nossa equipe da Regional Jataí/UFG, pois, pode-se verificar por meio dos dados e fatos apresentados, no decorrer da visita, que buscaram conhecer o contexto em que estamos inseridos.

Fizeram parte da Comissão, os professores: Alessandro Martins (Diretor da Regional Jataí); os assessores: Danival Vieira Freitas (Inovação Tecnológica) e Eliana Melo Machado Moraes (Assuntos Interinstitucionais); os Coordenadores: Marcos Wagner de Souza Ribeiro (Administração e Finanças), Paulo Roberto Rodrigues Meira (Extensão e Cultura), Leonor Paniago Rocha (Recursos Humanos), Sandra Aparecida Benite Ribeiro (Graduação); o Chefe de UAE, Ricardo de Matos Santa Rita (Ciências Biológicas), e, ainda os representantes sindicais Weuler Borges Santos (SINT-IFES-GO/UFG), Luís Antônio Serrão Contin (ADUFG) e Eva Aparecida de Oliveira (ADCAJ).