Marconi e Dilma

A presidente Dilma visitará Jataí para oficializar a criação Da Universidade Federal do Sudoeste Goiano

Notícia retirada da Página Web Panorama

O governador Marconi Perillo concedeu uma entrevista coletiva no início da noite desta quarta-feira (4) para anunciar que a presidente Dilma Rousseff virá a Goiás no próximo dia 19 para oficializar a criação de duas universidades federais, nas cidades de Catalão e Jataí. Essas cidades deixarão de ter campus da UFG para abrigar universidades independentes e com recursos próprios.

Perillo afirmou que a decisão é fruto de um esforço coletivo e da relação republicana que mantém com a presidente Dilma. Ele se diferencia da maioria dos colegas tucanos, como os senadores Aécio Neves e José Serra, por ser totalmente contra o impeachment de Dilma. Marconi esteve com a presidente em Brasília no período da tarde, quando tratou do assunto.

Segundo o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, inicialmente, a quantidade de estudantes continua a mesma e, por isso, a verba também permanece. “Estamos extremamente felizes. Esta é uma data histórica, um sonho que se torna hoje realidade. Goiás era um dos poucos estados brasileiros que tinha apenas uma universidade. Isso era um problema, diante da importância do Estado”, afirmou Amaral.

Atualmente, denominada Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás , conta com 25 cursos distribuídos em dois Câmpus Universitários (Riachuelo e Cidade Universitária José Cruciano de Araújo/ Jatobá, onde funcionam 21 dos 24 cursos  de graduação da Regional, cursos de Pós-Graduação e ambientes administrativos). A Regional Jataí ocupa uma área de 37,6 mil m2 que concentra a estrutura física por onde circulam mais de quatro mil pessoas. Já na universidade de Catalão, tem mais de 20 cursos de graduação.

As novas universidades ainda não têm nomes, mas por enquanto estão sendo chamadas de Universidade Federal do Sudoeste (Jataí) e Universidade Federal do Sudeste (Catalão). Dilma deverá ir às duas cidades para oficializar a criação das instituições, que serão autônomas depois de sua criação, desvinculadas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fonte: Site Panorama