UFG-Jataí

Audiência pública em Jataí discute criação de universidade federal

Uma audiência pública realizada pela Câmara dos Deputados discute nesta segunda-feira (13/6), às 18 horas, o Projeto de Lei número 5.275 de 2016 que prevê a criação de uma universidade federal na cidade. De iniciativa do deputado federal Daniel Vilela (PMDB), a proposta será discutida com a sociedade.Pedido do deputado federal goiano Daniel Vilela (PMDB) foi aprovado pelo plenário da Casa | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Daniel é autor de indicação para que o governo federal faça o desmembramento do projeto que também prevê, além da criação da universidade de Jataí, outra instituição federal em Catalão e uma em Rondonópolis (MT). Além disso, o peemedebista conseguiu aprovar em plenário nesta semana o regime de urgência para análise dos três projetos pela Câmara.

A audiência está marcada para acontecer às 18 horas no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia, que fica na Avenida 31 de maio, número 730, no Setor Epaminondas I, em Jataí.

Relator da proposta na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara, o deputado defende a criação da universidade federal em Jataí. “A autonomia garantirá à Universidade de Jataí a possibilidade de se integrar completamente ao cenário socioeconômico da região. Significa que os rumos serão definidos pela comunidade acadêmica local, por pessoas que vivem e conhecem a realidade do município e da região.”

Pela proposta em tramitação na Câmara, a estrutura física, o corpo técnico e alunos do campus de Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão integrados à UFJ assim que criada. Este processo acontece gradualmente, explicou Daniel. O Ministério da Educação indicará uma universidade tutora para ajudar na transição, que tende a ser a própria UFG.

O projeto, que precisa ser aprovado no Congresso, ganhou, por meio de um requerimento do deputado Daniel Vilela aprovado na quarta-feira (8), regime de urgência na apreciação da proposta no plenário da Câmara.

“Isso faz com que haja mais celeridade no trâmite de projeto. Ele já está pronto para ser votado.” O mesmo regime será adotado na análise dos Projetos de Lei número 5.271 e 5273 de 2016, que preveem a criação das universidades federais de Catalão e Rondonópolis (MT). O caso de Catalão é o mesmo de Jataí, no qual a instituição será desmembrada da estrutura da UFG.

O deputado explicou que a audiência pública será realizada para toda a comunidade jataiense, seja ela universitária ou não. “Queremos ouvir a todos, favoráveis e contrários à criação. A audiência pública é um debate democrático por excelência. É onde verificaremos a vontade de maioria e podemos colher informações valiosas para planejar o futuro da instituição”, explicou.

“Eu, como filho de Jataí, acredito que a autonomia valoriza nosso município e fortalece o trabalho acadêmico e o setor produtivo da nossa região”, afirmou Daniel. O reitor da UFG, professor Orlando Amaral, e o diretor da regional Jataí, professor Alessandro Martins, confirmaram presença no evento. (Com informações da Assessoria do deputado Daniel Vilela)

Serviço
Audiência pública para discutir a criação, por desmembramento da UFG, da Universidade Federal de Jataí
Data: segunda-feira (13/6)