audiencia

Audiência Pública discute criação da Universidade de Jataí

Em audiência pública realizada na noite de segunda-feira (13/06), no Centro de Eventos Benedito Domingos Cóscia, em Jataí, a comunidade universitária discutiu com o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) e o prefeito de Jataí, Humberto de Freitas Machado (PMDB), os benefícios e o trâmite do processo de criação da Universidade Federal de Jataí.

“Foi unânime entre os membros da comunidade acadêmica e gestores públicos, presentes na audiência, o entendimento de que a universidade trará grandes benefícios à região”, disse Daniel Vilela.

A Diretora Adjunta Financeira da Adufg Sindicato, professora Luciana Aparecida Elias, em sua fala, destacou a atenção do sindicato quanto às condições dos professores na nova universidade e a preocupação com a ampliação do número de vagas para docentes.

Daniel Vilela disse que o projeto de criação das duas novas universidades federais em Goiás (Jataí e Catalão) deve ter caminho encurtado com a redução de comissões dentro da Câmara. “Sabemos que o projeto será motivo de debates, até pelo momento político e econômico delicado, mas temos certeza que toda a bancada goiana vai se mobilizar para aprovarmos rapidamente a proposta”, expôs.

Alunos da UFG aproveitaram a presença dos políticos para pedir melhoria nas condições do transporte público da cidade de Jataí e mais empenho para ampliar as políticas de assistência à moradia dos estudantes.

Também participaram da audiência o reitor da UFG, Orlando do Amaral, o diretor da Regional Jataí, Alessandro Martins. Orlando apontou que o impacto do desmembramento das Regionais Catalão e Jataí da UFG será de apenas 2% do orçamento anual.

Fonte: ADUFG Sindicato