UFG-Jataí

Audiência pública em Jataí discutiu criação de universidade federal

Por iniciativa do deputado federal Daniel Vilela (PMDB), uma audiência pública foi realizada pela Câmara dos Deputados, na noite desta sexta-feira (10), onde foi discutida com a sociedade jataiense, o Projeto de Lei 5.275 de 2016, que prevê a criação de uma universidade federal na cidade.

A audiência foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia. Daniel Vilela é autor de indicação para que o governo federal faça o desmembramento do projeto que também prevê, além da criação da universidade de Jataí, outra instituição federal em Catalão e uma em Rondonópolis (MT). Além disso, o peemedebista conseguiu aprovar em plenário nesta semana o regime de urgência para análise dos três projetos pela Câmara.

O deputado explicou que a audiência pública foi realizada para que toda a comunidade jataiense, seja ela universitária ou não, seja ouvida sobre o processo de criação da instituição. O reitor da UFG, professor Orlando Amaral, e o diretor da regional Jataí, professor Alessandro Martins, marcaram presença no evento.

Relator da proposta na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara, o deputado defende a criação da universidade federal em Jataí. Pela proposta em tramitação na Câmara, a estrutura física, o corpo técnico e alunos do campus de Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão integrados à UFJ assim que criada. Este processo acontece gradualmente, explicou Daniel. O Ministério da Educação indicará uma universidade tutora para ajudar na transição, que tende a ser a própria UFG.

O projeto, que precisa ser aprovado no Congresso, ganhou, por meio de um requerimento do deputado Daniel Vilela aprovado na quarta-feira (8), regime de urgência na apreciação da proposta no plenário da Câmara.

Fonte: Jornal o Pouso Alto