visita.jesualdo

Seminário discute “Como constituir uma nova Universidade”

A UFJ recebeu o professor Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC e ex-secretário da SESU-MEC

Em 8 de maio de 2018 a Universidade Federal de Jataí recebeu o professor Jesualdo Farias, ex-reitor da UFC e ex-secretário da SESU-MEC, para o seminário “Como constituir uma nova Universidade”.

Na ocasião estiveram  também presentes em Jataí alguns dos diretores das demais universidades recém-criadas no país. Sendo eles, professor Alessandro Martins, representando a Universidade Federal de Jataí; o professor Cláudio Lopes Maia, representando a Universidade Federal de Catalão; a professora Analy Castilho Polizel de Souza, representando a Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso; e o professor Alexandre Marinho Oliveira, representando a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí.

"constituindo" 1 "constituindo" 3

Durante sua estada em Jataí o professor Jesualdo Farias visitou o prefeito da cidade, Vinícius Luz, com quem tratou da importância da existência de uma universidade pública autônoma em um município com a representatividade regional de Jataí.

No período vespertino o professor participou de reunião com a equipe de gestão da então Regional Jataí da UFG e coordenadores de órgãos da instituição. Nessa oportunidade o docente destacou a sua experiência enquanto reitor de uma universidade tutora na época da criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em 2013, e da criação de uma instituição nova como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), também criada no período em que Farias era reitor da Universidade Federal do Ceará.

No período noturno Jesualdo Farias ministrou o Seminário “Como constituir uma nova Universidade”, no Centro de Cultura e Eventos do município. O professor destacou dados negativos da inserção brasileira nas áreas econômica, social e educacional e mostrou como essa realidade pode ser alterada a partir de investimentos efetivos em universidades e seus produtos, como pesquisa e desenvolvimento.

seminário.jesualdo "constituindo" 4

O professor ainda destacou sua experiência em processo de desmembramento e criação de novas universidades, a partir de seu percurso profissional na Universidade Federal do Ceará, na Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESU -MEC) e na Associação Nacional dos Dirigentes da Universidades Federais (ANDIFES) e esclareceu dúvidas dos presentes sobre o processo de tutoria e escolha de reitores pró-tempore.

As novas universidades

As Universidades Federais de Jataí, Catalão, Rondonópolis, Delta do Parnaíba e Agreste de Pernambuco foram criadas por desmembramento de suas universidades de origem nos meses de março e abril de 2018 e enfrentam nesse momento os mesmos desafios. Assim, a agregação dos atuais diretores das instituições e da comunidade da UFJ para discutir a constituição de novas universidades públicas configurou-se como algo muitíssimo relevante para a educação superior no Brasil.

Categories: NOTÍCIAS