itinerarius

Grupos de Estudos do Ensino de Graduação e de Pós-Graduação geram publicação

O dossiê diagnóstico foi publicado pela Revista Intinerarius Reflectionis

O dossiê é uma coletânea dos manuscritos resultantes do trabalho realizado pelos Grupos de Estudos do ensino de Graduação e de Pós-Graduação, da UFG – Regional Jataí em prol do processo de diagnóstico em prol do desmembramento da UFJ.

Confira a edição completa em: https://www.revistas.ufg.br/rir

Confira o prefácio:

PREFÁCIO DO DOSSIÊ DIAGNÓSTICO DO ENSINO NA  REGIONAL JATAI/UFG

Este dossiê é uma coletânea dos manuscritos resultantes do trabalho realizado pelos Grupos de Estudos do ensino de Graduação e de Pós-Graduação, da UFG – Regional Jataí. O objetivo principal foi analisar as condições dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação visando a melhoria do ensino, sendo este um processo de auto avaliação. Neste sentido, os estudos utilizaram como ferramentas os Instrumentos de Avaliação do INEP e a matriz de análise SWOT/FOFA para diagnosticar os processos e programas que estão diretamente relacionados ao ensino; destacando seus pontos fortes e suas fragilidades; estabelecendo metas e estratégias para melhoria das condições de ensino, para o sucesso nos processos de avaliações internas e externas, fornecendo subsídios aos gestores para a implantação dos cursos na futura Universidade Federal de Jataí. Desta forma, para esta análise foram desenvolvidos artigos relacionados a evasão e permanência, sendo temas importantes para estabelecermos estratégias e ações neste sentido. Dentre os artigos relacionados a evasão e análise de ações que proporcionam ao aluno permanecer em seus estudos até o término de seu curso, cita-se 'Desempenho, evasão e permanência dos alunos indígenas e negros quilombolas ingressantes pelo programa UFGInclui da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí', 'Report on incoming graduation and droupout at University', 'Atendimento ao Estudantes - Recepção, SAPP, NAI e UfgInclui', 'Influência da experiência dos professores na motivação dos estudantes da Universidade Federal de Jataí', 'Diagnóstico da situação do programa de monitoria acadêmica da Regional Jataí UFG', 'University placement tests: A proposal to decrease evasion and retention'. Com o intuito de averiguar se os cursos possuem a quantidade de professores suficiente e o espaço físico adequado para atendimento dos alunos foram realizados os estudos 'Razão aluno/professor e carga horária em ensino de graduação na Regional Jataí da UFG - Análises preliminares' e 'O espaço físico da UFG - Regional Jataí - Um estudo sobre as demandas para atendimento das atividades acadêmicas'. Outro tema necessário para fornecer subsídios acerca das necessidades em tecnologias da informação e comunicação foi desenvolvido por meio do estudo intitulado 'Diagnóstico sobre a satisfação dos usuários de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na Universidade Federal de Jataí'. A formação continuada e instruções sobre novas metodologias de ensino são necessários para o melhor desenvolvimento do corpo docente de uma Universidade, sendo assim, foi desenvolvido o estudo 'Análise dos modelos de curso de formação para a docência no ensino superior da Regional Jataí'. Tendo em vista a continuidade dos estudos dos alunos oriundos da UFG - Regional Jataí, bem como de outras Universidades, foram desenvolvidos estudos acerca dos programas de pós-graduação, sendo estes estudos intitulados 'Avaliação quantitativa e cientometria dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, no período de 2013 a 2017', 'Avaliação quantitativa e crítica da pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, desde a sua criação até a atualidade' e 'Mestrado profissional - No Brasil e na Regional Jataí'. Com o objetivo de melhor compreender como é realizada a gerência dos dados acadêmicos e como são tratados assuntos como a diversidade étnico-racial e problemáticas ambientais, foram desenvolvidos os seguintes estudos 'A gestão dos dados acadêmicos na Regional Jataí da UFG: Sistema de Registro acadêmico e as formas, números, categorias de ingresso na graduação' e 'Avaliação externa dos cursos de graduação e discussões sobre diversidade étnico-racial e problemáticas ambientais'. Finalizando, as análises necessárias para este diagnóstico destaca-se um importante assunto que é relacionado aos programas de internacionalização, neste sentido foi desenvolvido o artigo intitulado 'Brief reflections on the UFG - Jataí Campi's Internationalization'. Com estes estudos foi possível perceber as melhorias necessárias para a constituição de uma Universidade que seja inclusiva e proporcione um desenvolvimento humano que auxilie na construção de uma sociedade justa e consciente de seus direitos e deveres. Apesar disso, os artigos não trazem discussões sobre planos e projetos, nem delineia um prognóstico, pois ainda é necessária a integração de toda a comunidade acadêmica para discussões profundas que possam subsidiar a construção da nova Universidade Federal de Jataí!

Boa leitura!

Dra. Sandra Aparecida Benite Ribeiro