onibus

Projeto de Criação da Universidade Federal de Jataí será votado em fevereiro pelo Congresso

O projeto de lei que cria as Universidades Federais de Jataí e Catalão deverá entrar na pauta do Congresso Nacional após o recesso parlamentar de janeiro. Para o governador Marconi Perillo, que sempre trabalhou para garantir recursos para as duas unidades, trata-se do resultado de uma luta de quase 20 anos. “Desde que assumi em 1999, comecei a falar com os presidentes da República de então, como governador e como senador, pedindo a autonomia dos câmpus de Jataí e Catalão. Apresentei um Projeto de Lei no Senado, um projeto indicativo ao presidente da República solicitando a transformação destes câmpus em universidades autônomas”, lembra.

O projeto presidencial tramita no Congresso Nacional há mais de um ano e, por representar um anseio justo de todo o Estado, não deverá enfrentar oposição para ser aprovado. “Ao longo de 60 anos, Goiás conviveu com uma única universidade federal. Aliás, uma extraordinária universidade federal, muito bem dirigida, que forma excelentes profissionais todos os anos, e que foi a responsável pela consolidação de dois dos mais importantes câmpus do país, que são os de Jataí e de Catalão,” comentou o governador à época.

Até chegar à assinatura do projeto pela ex-presidente da república, foi um longo caminho. Um mês antes, o governo estadual havia anunciado a doação de um terreno de quase 400 hectares para o campus de Jataí. “Iniciamos um trabalho conjunto com apoio das prefeituras, da UFG e enviamos à presidente e ao ministro da Educação todas as informações”, declarou. Marconi dividiu com as prefeituras de Jataí e Catalão, e também com equipes da UFG, o sucesso do trabalho desenvolvido em favor da criação das duas universidades.

“Estamos multiplicando por três o número de universidades federais, e um estado como o nosso precisa contar com uma formação superior de alto nível, com universidades autônomas, e esses espaços serão decisivos para o futuro do Estado, futuro das próximas gerações”, destacou.

Desde que assumiu o Governo de Goiás em janeiro de 1999, Marconi Perillo liderou um trabalho de apoio à manutenção dos câmpus de Jataí e Catalão, e também da própria UFG, com investimentos de cerca de R$ 80 milhões em infraestrutura, pagamento de professores, construção do Centro de Ciências Agrárias, dentre outros. O campus de Jataí possui, hoje, 25 cursos de graduação e seis cursos de pós-graduação. Tem 339 docentes e 3.200 alunos. A regional já conta, também, com curso de Medicina.

O campus de Catalão, por sua vez, contabiliza 20 cursos de graduação. Fruto de convênio entre o Estado e o campus de Catalão, foram liberados R$ 3 milhões para auxiliar na estruturação do curso de Medicina na universidade federal em Catalão.

Fonte: Panorama