Apresentação

A Comunidade acadêmica da Regional Jataí/UFG propõe discutir ações e elaborar o projeto de seu desmembramento da Universidade Federal de Goiás, tendo em vista a criação da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Esta é uma atividade que já esteve em pauta de discussão no interior da universidade em anos anteriores. (Histórico)

A partir do final da gestão (2011-2015) dos professores Dr. Wagner Gouvea dos Santos (Diretor) e Dr. Alessandro Martins (Vice-Diretor) um novo cenário político assinalou para a retomada das discussões e outras ações foram implementadas, tendo como objetivo o desmembramento da nossa Regional Jataí. Com a eleição do novo Grupo Gestor em 2015, professores: Dr. Alessandro Martins, Diretor da Regional Jataí e Dr. Fernando Paranaíba Filgueira, Vice-Diretor, esta pauta de discussão é retomada e passa a ser uma das ações fortes do plano de Gestão (2015-2019), conforme descrição a seguir:

Plano de Gestão (2015-2019) – Emancipação

Neste contexto de crescimento que a Regional Jataí vivencia, há a necessidade premente de um trabalho conjunto, tendo em vista a emancipação, a busca pela autonomia permanente e, consequentemente, a transformação da atual Regional Jataí em uma UNIVERSIDADE autônoma, a ser discutida com a comunidade interna e externa como consequência da definição do modelo que queremos, abrangência e responsabilidade desta nova instituição.

Metas

1. Instituir discussões na Regional Jataí e comunidade local e regional, tendo em vista a deflagração de um processo de organização do modelo de universidade com a promoção de Audiências Públicas, Seminários, Fóruns, Reuniões e outros;

2. Promover a discussão sobre a abrangência da Universidade, considerando os aspectos da região em que a mesma está inserida;

3. Trabalhar a composição de Grupos Temáticos de Trabalho, como, por exemplo: Orçamento e Recursos; Estatuto e Regimento; Estrutura Física e de Pessoal; Patrimônio; Estrutura Administrativa; Expansão e outros, tendo em vista a consolidação e emancipação da Regional Jataí;

4. Criar grupos/comissões de acompanhamento político pela luta e em favor da nossa emancipação.

Assim sendo, desde o início da sua gestão, o Grupo Gestor (2015-2019) vem intensificando ações e desenvolvendo uma série de atividades junto aos governos municipal, estadual e federal na busca dessa emancipação/desmembramento, trabalhando ativamente na elaboração de documentos e promovendo: a) reuniões com o Governador, Marconi Perillo; b) visitas dos representantes do MEC à Regional Jataí; c) reuniões internas na UFG e na Regional Jataí; d) reuniões com o Ministro da Educação e Equipe do MEC; e) audiências públicas; e, f) Assembleia Universitária.

Agora, damos início a um grande trabalho de compilação de dados e informações a partir “do que temos” na Regional Jataí para “o que queremos” para a Universidade Federal de Jataí. Para isso, foi elaborado e aprovado no Conselho Gestor de 09.03.2016 um Plano de Trabalho, que tem por objetivo buscar a participação efetiva da Comunidade Acadêmica, que compõe a Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás, na construção coletiva da nossa Universidade Federal de Jataí.

Assim, este PORTAL se apresenta como um importante canal de divulgação e chamamento a todos da nossa comunidade acadêmica interna e externa da UFG para participar de todo o processo que nos propomos desenvolver de acordo com o Planejamento aprovado.

O trabalho será desenvolvido por meio de Grupos de Trabalhos (GTs) e Comissões dispostos conforme Organograma, que promoverão Fóruns, Visitas Técnicas a outras universidades, audiências públicas e outras atividades já descritas no Cronograma de execução do Planejamento.

E, é nesse sentido que conclamamos a todos para participarem ativamente das atividades propostas e também acompanhar os trabalhos, aqui, por este PORTAL.

Alessandro Martins (Diretor)